sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bezerra da Silva - Produto Do Morro

Olá pessoal, esta semana lembrei de um livro que li a algum tempo mas que ainda está na memória, pois trata de um dos maiores malandros de todos os tempos, ele mesmo Bezerra de Silva.

Este livro foi idealizado por Letícia C. R. Vianna, que é mestre em antropologia social pena UNB, com doutourado pelo Museu Nacional (UFRJ) e que em 1994 elaborou uma pesquisa com intenção de pesquisar o samba de Bezerra da Silva, desta pesquisa surge um livro de 168 páginas de fácil leitura e muito bem escrito.

Review:
O livro conta a história de José Bezerra da Silva um nordestino de infância difícil, criado pela mãe e pelo padrasto que sempre o pressionavam para aprender ofícios tais como mecânico, pedreiro, ferreiro entre outros, mas a música já falava alto.
Foi para marinha mercante para seguir o "ofício" do pai, que abandonou a família e veio para o Rio de Janeiro.
Depois de muitas confusões e dissabor na marinha mercante, foi expulso em solenidade oficial, onde desacatou a todos presentes gritando: "Na marinha mercante só tem veado!"
Veio para o Rio clandestino em um navio de açucar, com o endereço do pai...




Recomendo este livro para quem gosta e quem recrimina Bezerra da Silva, pois mostra como foi a vida sofrida e a virada que ele deu e se tornou um sambista referência no seu estilo musical.

Escute Bezerra cantando um de seus samba e o documentário O dia que o bambu quebrou no meio, que mostra as homenagens de seus amigos no dia de seu velório.

Amplexos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário